Rottweiler - Símbolo de proteção

 


Tempo de leitura: 02 minutos 😉

Todo mundo sabe que os cachorros são conhecidos por serem amigos dos humanos, e essa característica não é diferente para os cães da raça Rottweiler.

Apesar de não se saber ao certo a origem dessa raça, estudos mostram que ela existe desde a Idade Média.

Na época, eram considerados amigos e protetores dos romanos pela Alemanha. Inicialmente, serviam como guias de rebanhos, depois se tornaram cães de guarda e continuam como companhia inseparável de quem os escolhe adotar.

No geral, os Rottweilers possuem temperamento calmo e tranquilo, mas, para isso, precisam ser socializados e acostumados a conviver com diferentes pessoas desde pequenos. Por conta do seu lado protetor, tendem a ser um tanto territorialistas e ficam um pouco agressivos caso se sintam invadidos. Em contrapartida, costumam ser brincalhões e divertidos. Tem mais: ao contrário do que muita gente pensa, eles se dão bem, sim, com crianças, mas é bom ficar de olho.

No maior estilo dois em um, o cachorro Rottweiler é um ótimo cão de companhia e, ao mesmo tempo, faz de tudo para proteger os donos no primeiro sinal de perigo. O ideal para uma convivência agradável e segura do animal com você, as visitas que chegarem na sua casa e os desconhecidos da rua — sejam eles crianças ou adultos —, é o equilíbrio entre os dois lados. Como ele é um animal fisicamente robusto, musculoso e pode ter dificuldades para medir sua força no contato com outras pessoas e animais (mesmo durante as brincadeiras), o ideal após receber todas as vacinas obrigatórias, iniciar a socialização.

Desta forma, o filhote de Rottweiler vai crescer aprendendo a conviver com todo mundo e conseguirá diferenciar, com mais facilidade, quando precisa agir como protetor e quando pode relaxar. Ainda assim, fique atento quando ele chegar perto de crianças pequenas e bebês por causa de sua força: mesmo treinado, ele pode ser perigoso. O instinto territorialista do animal também é algo que vai ser amenizado com a socialização e o treinamento correto.

São cães de grande porte, fortes e poderosos. Têm a saúde estável, mas precisam de muita atividade física ou podem sofrer de displasia de quadril e torção do estômago.

Os pelos são pretos com pontos em tons de marrom-claro. Como são naturalmente brilhantes, não é recomendado dar banhos com frequência, pois isso pode remover a oleosidade natural da pele do cão. A dica é escovar diariamente para manter sua higiene.

Lembrando que os Rottweilers são corajosos e espertos. Escrito por Stanley Cores, o livro A Inteligência dos Cães traz a raça na nona posição. Além disso, são muito dedicados e capazes de aprender hábitos com seus tutores em menos de cinco repetições, em média.

Treinar o Rottweiler se torna simples por causa da união de inteligência e obediência do animal

Em relação à expectativa de vida, estima-se que vivam aproximadamente 12 anos, uma média alta considerando que é um cão de grande porte. 

Especificações do Rottweiler 

Peso: Varia de 35 a 60 kg.

Altura: Varia de 56 a 69 cm.


Características do Rottweiler

Energia
Obediência
Inteligência
Territorialista
Apego ao dono
Tendência a latir
Amizade com crianças
Amizade com outros animais


Destaques e Curiosidades

A mordedura é mais forte que a de cães reconhecidos por sua força, como o Pastor Alemão ou Pitbull.

A raça Rottweiler está entre as 10 mais populares no Brasil e também são populares nos Estados Unidos e Europa. 

A origem do nome da raça é devido a popularidade na cidade da Rottweil, na Alemanha. Essa cidade era reconhecida por ser um grande pólo de açougueiros, o cachorro era chamado de Rottweiler Metzgerhund (Cão açougueiro), por ser utilizado para puxar os carrinhos de carne.


Compartilhe com Ética mantendo todos os créditos
Formatação - AVet Sistêmica Integrativa 
Instagram: https://www.instagram.com/avet_sistemicaintegrativa/?r=nametag
Informações de Terapia Pet: avet.sistemicaintegrativa@gmail.com

Amor e Luz,

Camila Kulmann 💛









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Benefícios do Vinagre de maçã para cachorros

Como parar a diarreia canina: 4 passos simples

Os cães podem comer ovos crus?