Como parar a diarreia canina: 4 passos simples
Os cães podem comer lixos, beber água suja ... e na maioria das vezes eles ficam bem. Os sistemas digestivos dos cães são incrivelmente resistentes!
Mas de vez em quando, o sistema digestivo encontra algo que não pode controlar. E então seu cachorro fica com diarréia.
O que quer que tenha causado a diarreia, você vai querer parar RAPIDAMENTE! E você vai querer evitar drogas e remédios químicos que podem danificar ainda mais seu intestino.
Então, vou falar sobre nossos principais remédios naturais para diarreia em cães. (Se o seu cachorro está com ele agora, não perca tempo).
Mas quando tiver tempo, certifique-se de investigar as causas da diarréia do seu cão, contacte um Médico Veterinário de confiança :,)
O que as fezes do seu cachorro pode lhe dizer
Você pode aprender muito com o cocô do seu cachorro. Então, vamos ver o que é “normal”.
Texturas de fezes normais
- Forma-se uma consistência normal de fezes, mas maleável. É # 3 no gráfico de classificação de cocô.
- Cocô farelento ou farináceo é normal para cães com dieta crua com bastante osso. Não confunda com constipação. É o número 2 no gráfico de classificação de cocô.
- Freqüência normal: a maioria dos cães tem de 1 a 2 evacuações por dia. … Geralmente na mesma hora do dia.
Fezes anormais
- Fezes moles - como sorvete soft (desculpe se isso o tira do seu deleite de verão!). É # 4 e # 5 no gráfico de classificação das fezes.
- Fezes soltas - fezes aguadas ou finas. Veja-o nas posições 6 e 7 na Tabela de Classificação.
- Qualquer um dos itens acima com sangue ou muco
- Frequência anormal: fezes anormais podem causar várias fezes por dia (talvez no tapete).
Confira o gráfico de classificação de fezes abaixo - eu sei que é nojento, mas uma imagem vale mais que mil palavras!
Vamos ver algumas outras coisas a serem observadas. A cor do cocô pode dizer muito.
O que significa a cor das fezes do meu cachorro?
O cocô normal pode ter muitos tons diferentes de marrom. Mas e se não for marrom?
- O parasita coccidia
- As bactérias patogénicas de supercrescimento
- Mudanças no fígado
- As fezes se movem pelo trato gastrointestinal rápido demais para pegar a bile. A bile deixa o cocô marrom
Você pode ver fezes amarelas com diarreia aguda ou crônica.
Fezes verde
A hipermotilidade gastrointestinal pode causar fezes verdes. Pode ser um problema de vesícula biliar se a bile do seu cão não for totalmente digerida ... ou se ela se mover muito rapidamente pelo trato gastrointestinal. Pode ser agudo ou crônico.
Se o cocô verde continuar por mais alguns dias, consulte o seu veterinário. Mas seu cão também pode obter cocô verde ao comer muita grama. Portanto, observe o que ele está comendo no parque. E se essa for a causa, não se preocupe.
Fezes azul
Trate cocô azul como uma emergência. Isso pode significar que seu cachorro comeu veneno de rato (que geralmente é azul) ou um brinquedo. Guarde o banquinho ... depois leve-o junto com seu cachorro ao veterinário . Este é um problema agudo e necessita de tratamento imediato pelo seu veterinário.
É diarreia do intestino delgado ou grosso?
A próxima questão importante é de onde vem a diarreia. Você vai querer saber se é o intestino delgado ou grosso do seu cão. Por que isso importa?
Bem, porque um deles é mais sério ...
Diarreia do Intestino grosso
Se a causa da diarreia do seu cão estiver no intestino grosso, os movimentos intestinais serão mais frequentes. Ele vai precisar fazer cocô com extrema urgência. É provável que ele tenha acidentes em sua casa.
Essas fezes são freqüentemente semi-formadas com algum muco. Você pode ver manchas de sangue frescas na superfície do cocô.
Diarreia do Intestino delgado
Se a diarreia do seu cão for do intestino delgado, as evacuações serão menos frequentes. Ele será capaz de controlá-los melhor ... sem urgência.
Mas a marca registrada da diarreia do intestino delgado é que não há sangue evidente. Isso porque o sangue é digerido no intestino delgado.
Você pode pensar que a diarreia do intestino delgado é menos grave ... mas na verdade é mais grave.
Seu cão digere a maioria dos nutrientes em seu intestino delgado. Quando está inflamado, ele não consegue absorver nutrientes. O alimento passa para o intestino grosso muito rápido.
Como prometi, vamos falar sobre por que seu cachorro pode ter cocô sangrento.
Por que há sangue nas fezes do meu cachorro?
O sangue pode aparecer no cocô do seu cachorro de diferentes maneiras:
Não entre em pânico ... mas observe as fezes do seu cão, caso isso aconteça com mais frequência.
Fezes marrom-escuras a pretas parecem menos assustadoras ... então você pode não perceber que são um problema. Mas fezes muito escuras significam que há sangue nelas. Eles podem ser perigosos para o seu cão.
É diferente de uma aparência de “geléia de morango”, que é um rosa ou vermelho mais sólido. Muitas vezes, pode significar uma doença grave chamada - gastroenterite hemorrágica.
Esses dois últimos tipos de fezes alertam sobre sangramento no intestino delgado de seu cão. Significa que há muita inflamação ... e pode ser grave.
Causas da diarreia
Diarréia e vômito são os meios naturais para a remoção de toxinas.
Aqui estão algumas razões pelas quais o corpo do seu cão precisa fazer isso. Alguns deles são agudos ... significando que eles vêm e vão rapidamente. Outros são crônicos ... significando longo prazo ou persistentes.
A boa notícia é que existem soluções naturais para parar a diarreia canina. Mas primeiro vamos falar sobre antibióticos para diarreia canina.
Por que você não deve usar antibióticos para parar a diarreia canina
Se o seu cão está com diarreia, não entre em pânico! Vou compartilhar alguns remédios naturais para ajudá-lo a se recuperar rapidamente.
Primeiro, vamos falar sobre por que você pode não querer ir ao veterinário imediatamente.
Se você levar seu cão a um veterinário convencional para diarréia, eles geralmente lhe darão antibióticos ... como o metronidazol. Irá parar os sintomas do seu cão com algumas doses.
O problema é ... é só isso. Ele interrompe os sintomas sem corrigir o problema subjacente. Então a diarreia volta. Os antibióticos não são a melhor solução. Na verdade, eles podem causar mais danos ao intestino do seu cão. E esse dano pode ser permanente ... então o intestino do seu cão nunca se recupera.
Diarréia significa “fluir” ... do grego dia significa através, e rhein significa fluir. É a maneira do corpo se livrar das toxinas.
Usar drogas para suprimir esse fluxo natural não vai curar seu cão da diarreia a longo prazo.
Agora ... há momentos em que você vai querer consultar um veterinário para estar seguro. Por exemplo, se seu cachorro é:
- Letárgico
- Inchado
- Vomitando repetidamente
- Tem uma grande quantidade de sangue nas fezes
- Comeu algo perigoso como veneno de rato
Mas a maioria dos episódios de diarreia aguda duram menos de um ou dois dias. E você pode gerenciar em casa. Portanto, agora vamos examinar algumas maneiras de parar a diarreia canina.
4 passos simples para parar a diarreia canina
Etapa 1:
Muitos cães jejuam quando têm um problema de barriga. Se o seu cachorro fizer isso, não tente fazê-lo comer.
Se o seu cão não jejuar, é uma boa ideia parar de alimentá-lo por 12 a 24 horas. Isso vai deixar seu intestino descansar e curar. Se parecer muito tempo, você pode começar com segurança de 6 a 12 horas sem comida ou água com a maioria dos cães.
Para cães com menos de 6 meses de idade NÃO FAÇA O JEJUM! Vá direto para a Etapa 2.
CUIDADO: Se seu cão é muito pequeno ou propenso a hipoglicemia (baixo nível de açúcar no sangue) ... dê a ele pequenas lambidas de mel a cada hora. Se ele parecer fraco e trêmulo, você pode administrar com mais frequência, conforme necessário.
Assim que ele não estiver vomitando e a diarreia parar ou diminuir, ofereça pequenos goles de água.
- Comece com apenas algumas colheres de chá em cães muito pequenos a cada poucas horas.
- Para cães grandes, aumente a quantidade, dando ½ a 1 xícara.
Certifique-se de usar água filtrada... nunca água da torneira não filtrada.
Após 6 horas de água apenas, você pode começar um pouco de caldo ou pequenas porções de alimentos leves (consulte a Etapa 2). O caldo de osso é uma opção nutritiva e suave. Ele fornece uma mistura saudável de nutrientes, mas é fácil para o estômago do seu cão.
Você pode, então, aumentar gradualmente sua alimentação ao longo dos próximos 4 a 5 dias.
Etapa 2:
Quando você re-introduz comida para seu cão, comece com uma dieta leve. Será mais fácil para seu sistema digestivo. E pode ajudar a prevenir mais diarreia.
Pense na última vez em que você teve cólica estomacal ou intoxicação alimentar. O que você quer comer? Comida sem graça e canja de galinha, provavelmente.
E o mesmo vale para o seu cachorro. Assim que ele começar a comer novamente, o melhor é algo insosso para ajudar a prevenir maiores problemas de estômago. E a sopa é uma ótima maneira de começar ...
Seu veterinário pode recomendar a alimentação de arroz branco e frango cozido ou carne moída. Mas começar com sopa é uma maneira mais suave de suavizar a transição do seu cão de volta à dieta normal ...
Sopa calmante para estômagos perturbados
- Coloque três a quatro coxas de frango em seis xícaras de água. Adicione aipo picado e cenoura, se desejar.
- Deixe ferver e cozinhe por 1½ a 2 horas.
- Retire a pele e os ossos e reserve a carne.
- Coe o caldo e use-o para ferver de 1 a 2 xícaras de vegetais picados (como cenoura, aipo, inhame, couve-flor) por 20 minutos.
- Deixe esfriar antes de servir.
Você pode oferecer apenas o caldo no início ou pode fazer pequenas porções com carne, purê de legumes e caldo. Dê pequenas porções (algumas colheres de chá para cães muito pequenos e ½ xícara para cães maiores). Reserve 4 a 6 horas para monitorar a diarreia ou vômito após as primeiras refeições.
Etapa 3: reequilibrar o intestino
A alimentação com prebióticos e probióticos ajudará a repovoar o intestino do seu cão com bactérias saudáveis.
Probióticos
Pesquisas mostram que os probióticos estimulam o sistema imunológico para dar suporte a todo o corpo. Eles também ajudam a construir e restaurar o revestimento interno do intestino do seu cão. Alimentá-los apoia a barreira da mucosa do seu cão e repara as células intestinais.
Dar um sumplemento probiótico ajudará. Siga as recomendações de dosagem do fabricante.
Prebióticos
Os prebióticos são fibras indigeríveis que chegam ao cólon. Uma vez no cólon, eles fermentam e se tornam ácidos graxos de cadeia curta (SCFA).
SCFA apoia o cólon do seu cão:
- Inibindo o crescimento de bactérias nocivas
- Fornecendo uma fonte de energia para as células do cólon
- Preservando o equilíbrio de eletrólitos e fluidos
Os SCFAs mantêm os intestinos do seu cão em movimento. Quando estão nos intestinos, os prebióticos promovem e apoiam a flora bacteriana digestiva saudável.
Sempre use prebióticos e probióticos juntos. Os prebióticos alimentam os probióticos e os tornam mais eficazes.
Se você alimentar apenas prebióticos, eles podem alimentar bactérias intestinais prejudiciais. O tipo que pode causar diarreia. Então, novamente ... certifique-se de alimentar probióticos também.
Etapa 4: use remédios naturais para parar a diarreia canina
Os passos 1 a 3 acima irão ajudá-lo a parar a diarreia canina quando ela começar ... mas você também precisa ajudar a curar o corpo.
Então, listei nossos principais remédios para ajudar seu cão a se recuperar da diarreia.
Escolha um ou dois desses remédios para ver o que funciona para seu cão.
Olmo escorregadio
É uma erva suave que acalma as membranas mucosas.
Olmo-escorregadio é seguro e eficaz ... e gentil com o sistema digestivo dolorido do seu cão.
Você pode encontrar olmo-escorregadio em cápsulas e em pó na maioria das lojas de produtos naturais.
Dosagem de cápsula de olmo escorregadio
- ¼ cápsula duas vezes ao dia para cães pequenos
- ½ cápsula duas vezes ao dia para cães médios
- 1 cápsula uma ou duas vezes ao dia para cães grandes
Dosagem de pó de olmo escorregadio
- Dê ¼ colher de chá de pó para cada 5 quilos de peso corporal
- Misture o pó (ou esvazie as cápsulas) em alimentos ou iogurte
Ou faça um xarope de olmo escorregadio
- Misture 1 colher de chá arredondada de olmo em pó em 1 xícara de água fria
- Deixe ferver enquanto mexe
- Abaixe o fogo e mexa e cozinhe por 2 a 3 minutos
- Retire do fogo e adicione 1 colher de sopa de mel e deixe esfriar
Dosagem de xarope de olmo escorregadio
Dose 4 vezes ao dia com a calda de acordo com o peso do seu cão:
- Menos de 25 libras: 1 a 2 colheres de sopa
- 25-50 lbs: 2 a 4 colheres de sopa
- Mais de 50 libras: ¼ a ½ xícara
L-Glutamina
A L-Glutamina é um aminoácido que cura as células intestinais. Você pode administrar sozinho ou com outros suplementos.
Você pode comprá-lo na maioria das lojas de produtos naturais.
Dosagem de L-glutamina
- 500 mg por 11 kg de peso corporal por dia
A raiz de marshmallow
Esta é outra erva útil para acalmar o trato gastrointestinal após a diarreia.
Você pode encontrá-lo na forma de tintura ou suplementos prontos como Gut Soothe.
Dosagem de tintura de raiz de marshmallow
- 0,5-1,5 ml por 09 kg, 2-3 vezes por dia
Enzimas digestivas
As enzimas digestivas podem ser ótimas para cães que não estão em uma dieta crua e fresca. Eles fornecem as enzimas vivas que obteriam de uma fonte natural de alimentos crus.
A maioria dos cães terá uma digestão melhor e se sairá bem com as enzimas digestivas. Mas alguns cães reagem com inchaço abdominal e gases. Portanto, observe seu cão e comece com uma dose reduzida, aumentando gradualmente.
Uma grande quantidade de suporte digestivo e suplementos probióticos para cães contêm enzimas digestivas ... portanto, certifique-se de ler os rótulos para não fornecer muitos.
Florais de Bach
O estresse pode causar diarreia em seu cão. Se você acha que isso pode ser a causa da diarreia, considere os Florais de Bach.
Estas são essências suaves e seguras extraídas de flores. Eles ajudam a curar o aspecto emocional das doenças físicas. Se você os der ao seu cão e ele não precisar deles ... eles simplesmente não terão efeito! Portanto, é totalmente seguro tentar.
Você pode adicionar algumas gotas à tigela de água ou jogá-las na boca várias vezes ao dia. Consulte um Terapeuta Pet, através uma anamnese completa definirá qual das essências auxiliarão o seu cão.
Diarreia canina: quando consultar o veterinário
Se o seu cão é saudável e tem um sistema imunológico forte, essas soluções naturais farão o trabalho em alguns dias.
Depois de alguns dias, se o seu cão ainda mostrar sinais de doença e diarreia ... converse com seu veterinário integrativo para descobrir o porquê.
Se a diarreia do seu cão se tornar crônica (o que significa que ele tem diarreia regularmente) ... consulte o seu veterinário integrativo.
Seu veterinário pode sugerir:
- Ajustando a dieta do seu cachorro
- Executando um exame fecal para descartar parasitas
- Verificar exames de sangue para descartar preocupações com as funções dos órgãos
- Raios-X ou ultrassom abdominal para descartar objetos estranhos, obstruções e câncer
- Endoscopia para visualizar o estômago e a mucosa intestinal
Felizmente, a maioria dos casos de diarreia é auto-limitada. Com uma pequena ajuda sua, seu cão pode voltar à forma rapidamente.
Receita Bônus
Mistura de cura de olmo escorregadio
Combine partes iguais de:
- Pó de olmo
- Pó de FOS (fruto-oligossacarídeo)
- Pó de L-Glutamina
Dosagem
- 1 colher de chá duas vezes ao dia para cães pequenos
- 2 colheres de chá duas vezes ao dia para cães médios
- 3 colheres de chá duas vezes ao dia para cães grandes
Formatação - AVet Sistêmica Integrativa
Instagram: https://www.instagram.com/avet_sistemicaintegrativa/?r=nametag
Comentários
Postar um comentário